sexta-feira, 26 de junho de 2009

Trabalho de arqueologia

Esse post ve para confundir e não esclarecer... se você não gosta de dúvidas, não leia.

Estava pesquisando esses tempos a história do primeiro show dos paralamas, aquele que o Vital sumiu e o Barone surgiu.... há anos essa história me intriga, e a cada dia ela se torna mais obscura para mim qdo pesquiso mais sobre o assunto.

tive oportunidade de perguntar para o vital em pessoa o q aconteceu, onde ele estava, a resposta foi um simples "eu não tava lá"
sobre como o João surgiu, a versão oficial e que eu dava como certa era a de que ele estava lá no show e foi apresentado para a banda pelo Super, que era amigo do Bi... grande Super, gente finíssima, como eu nunca tive dúvidas dessa versão, nunca perguntei ao próprio Super o q aconteceu.... ah, se arrependimento matasse... assim q encontrá-lo de novo pergunto...

As versões oficiais que li por aí diziam que o tal show era um festival de bandas, aí os paralamas não foram classificados e o Bi deu um jeitinho para que eles tocassem entre as apresentações e o anúncio dos vencedores...
o q eu deduzi de tudo isso foi que o Bi arrumou o show no dia e o Vital de fato não estava lá, foram buscar e ele tinha ido pra algum lugar x... se existisse celular a historia dos paralamas seria outra....
ouvi uma vez, não lembro se do Bi, do Herbert ou do Vital (ou nenhum dos 3) que o Herbert foi buscar o Vital e ele não estava lá (sim, essa é a frase mais utilizada do século, e o pior é q ouvi de vários a mesma frase nas mesmas palavras)... enfim, deduzi isso q disse a vcs e pronto...
também nunca descobri a data certa do show... achava q tinha sido em 81, mas nao sei exatamente qdo...

qdo fui num show dentro da Rural o Bi me contou que aquele seria o segundo show dos paralamas lá, q o primeiro foi o primeiro da banda, esse q conheceram o João e depois disso haviam tocado na cidade, mas não na rural mesmo.... esse segundo show foi em 23/07/05, um dos melhores da minha vida, pela emoção do lugar e pela recepção maravilhosa q tive, mas outro dia conto desse.... estava a falar daquele q aconteceu antes do meu nascimento, logo, eu não podia estar presente....

enfim, esses dias, estava procurando algumas fotos dos alunos da rural na época, tentando achar lembranças do João e do Bi para fazer um presente... não achei foto nenhuma, mas achei algumas histórias q vieram para confundir...

Na biografia dos paralamas diz q o tal show aconteceu na sala de estudos da Rural....
algumas informações e relatos que achei de gente q estava lá, é q eles tocaram no dia internacional da mulher, dia 08/03/82 (ou na minha opiniao, em 81, alguém falou 83, mas isso tenho certeza q tá errado), alguém comentou q era um festival e não um show... como o Bi falou q só tocaram uma vez lá dentro, acho q todos os relatos, mesmo com discrepâncias, são sobre o mesmo festival... FEMURRJ (festival de música da Rural)
um relato fala sobre uma placa na porta "Paralamas (canta?) somente para as mulheres", essa eu achei estranha, por ser um festival e eles serem uma bandinha no meio q nem classificada pra concorrer tinha sido....
até aí, os relatos não são tão diferentes da história oficial...
mas um sujeito confundiu tudo pra mim
não vou colocar nomes pq acho q só atrapalha... mas aí vai o relato com cortes, correções de nomes e digitação e grifo meu:

"A Verdadeira História dos PARALAMAS na RURAL.
1-Eu estava na terceira fila de cadeiras do teatro do P1. (??? sala de estudos???)
Rolava um daqueles festivais onde cada um tocava e cantava qualquer coisa que soubesse e pudesse.
.......
3-Depois entrou o VITAL (o da moto), todo de couro e capacete de moto. Retirou o capacete, sentou na bateria, e, sozinho, esmerilhou a coitadinha... só ele gostava e acreditava na sua performance, ou melhor: Herbert Vianna e Bi (adoravam-no, transformando-o em uma das mais famosas músicas dos PARALAMAS)

4- Na hora do Herbert e Bi subirem, Vital saiu para ir no banheiro, e acreditem....até hoje não voltou !
Preocupado com o tempo destinado a cada um no festival, Herbert Vianna perguntou a galera: Alguém aí toca ou brinca com essa batera aqui?
Timidamente, quase ao meu lado, um magricelo levantou o dedo, e, subiu ao palco, e sentou no lugar do VITAL.
Seu nome: BARONE.
.
Eu estava lá, muitos de nós estávamos."

enfim... muda tudo.... to quase convencida a ignorar esse relato, q deve estar bem influenciado pelo tempo que se passou, pode ser sobre outro show, não sei, mas é muito diferente da história oficial que foi relatada por tantos deles... até o "não estava lá" q é a frase máxima de todos sobre a ausencia do Vital cai por terra com esse relato, pq ele diz q o Vital estava lá... tvz algum outro cara tocou bateria e ele confundiu achando q era o Vital.... e o fato do Super ter apresentado o João pra eles, no relato do cara o super nao existe...
bom, a história continua mal contada, ainda tem muitas versões....
mas uma boa jornalista tem q mostrar todos os lados, principalmente numa história assim, que não tem nenhum relato muito preciso...

só pra deixar a pulguinha atrás da orelha....

achei muito mais coisas sobre eles lá na rural, mas acho q não são tão relevantes, pelo menos eu me diverti pesquisando....

Bjus
Ceres

Foto da turma da zootecnia da época do Bi.. foi o q achei de mais próximo do mundo q eles viviam....

Nenhum comentário:

Postar um comentário