segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lembranças

Antes do show de lançamento do Brasil Afora em Sampa, eu estava conversando com o Marquinhos (Marcos Olívio, o Iluminador)e comentei de uma lembrança q eu tenho, do meu primeiro show dos paralamas, quase 13 anos atrás, dia 27/10/96, turne do 9 Luas.

O que vou descrever acho q é a lembrança mais viva q tenho daquele show, além da emoção do show, de eu perceber q mesmo achando q não conhecia nada da banda eu conhecia tudo, q eles tinham, sem eu perceber, feito parte de tudo q se passara naqueles 13 anos recem completos de vida, e mal sabia que eles estariam muito presentes nos próximos 13 e muitos mais eu espero.

para quem não sabe, eu não era fã de paralamas na época, nao tinha nem um cd deles, nem sequer uma fitinha (tinha muitas de outras bandas).... ganhei o ingresso de presente de aniversário pq meu irmão tinha ido no dia do meu aniversário (dia anterior) no show e eu já era grande e queria ir também, como dia 26 era minha festinha, eu fui dia 27.... q arrependimento... como queria q meu primeiro show tivesse sido no meu aniversário... mas enfim.... depois disso não mais parei de ir aos shows deles e minhas fitinhas e cds passaram a ser quase todos deles...

bom, vamos à lembrança... o show foi no Olympia, melhor casa de shows q São Paulo já teve. Depois de um desfile de sucessos que permeiam o nosso subconsciente (de qq cidadão brasileiro) eles começaram a tocar lanterna dos afogados. Aquela emoção e gritaria que todos já conhecemos, de repente todas as luzes se apagam e fica apenas um foco de baixo para cima no Herbert, não me lembro ao certo se havia também uma contraluz nele, ambos azuis... ele canta toda a primeira parte nessa luz, em cima de um quadradinho de madeira que o deixava mais alto que os demais.

Lembro até hoje a sensação que aquela luz me causou... depois, na parte instrumental ele saía para tocar pelo palco, indo para o lado do Bi, lado que desde sempre foi o que eu assiti aos shows, então era a oportunidade de eu ver ele de pertinho, alí, naquela música, tão emocionante... Dava para ver o quanto ele curtia tocar aquele solo... e no solo final, ele voltava ao nosso lado e dava seu famoso pulinho (quem não sabe qual, assista o dvd "vamo bate lata")... enfim, e na hora que tinha voz ele voltava ao palanquinho e à luz azul....

até hoje qdo vou aos shows eu fecho os olhos quando tocam lanterna dos afogados, então volto aos meus 13 anos, volto à turne do 9 luas, ao finado Olympia, lembro do Herbert indo para o meu lado, sorrindo ao tocar aquele solo e por fim, dando seu famoso pulinho.... e todo show eu quase choro....
Também foi apenas nessa música que chorei ao ver os paralamas voltarem aos palcos no projac, dia 24/09/02.... enfim, e ela nem é minha música preferida deles, nem é algo que eu toque até gastar o disco... enfim, mas música tem seus momentos especiais, lanterna é minha música de shows, é minha música de chorar....

procurei uma foto dessa iluminação, mas tá difícil, e acho que foto nenhuma explicaria.... quem esteve lá e se lembra é privilegiado....

Parabéns Marquinhos, não é só do som que os shows vivem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário