sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lançamento do Livro "A minha segunda Guerra"


Hoje fui ao "lançamento" (eu chamaria noite de autógrafos, já que o livro foi lançado há tanto tempo que eu já li) do Livro do João Barone sobre a segunda guerra, suas pesquisas e a viagem dele à Normandia nas comemorações dos 60 anos do dia D.

O lançamento estava com um clima ótimo, mistura perfeita entre fãs d'Os Paralamas que compravam o livro na hora e foram só pra prestigiar e fanáticos pelas histórias da segunda guerra, alguns até foram uniformizados, os segundos estavam claramente em maior número. Mais fãs ou menos pessoas interessadas só no livro já viraria uma coisa "Os Paralamas" e não o trabalho do João que merece respeito pelo que é e não só pelo que o João é.
Eu mais ou menos me encaixo no primeiro grupo, sou fã, fui para prestigiar o João mais do que tudo, mas já havia comprado e lido o livro, conversado com o João sobre ele e já tinha o meu exemplar autografado. Também sou fanática por jipes e aviões, em geral, não só militares, fiquei fascinada pelas histórias sobre os veículos de guerra que ele coloca no livro...

Muitos repórteres falando com o João, ele estava concorrido, muito feliz, autografando, brincando e conversando com todos.

Alguns figuras chamaram a atenção, como alguns vestidos como soldados e alguns soldados mesmo, da ROTA (PM é militar, logo, é soldado sim). Estes pelo que entendi haviam levado para o João um livro sobre a participação da polícia paulista na Itália (na segunda guerra óbvio). Eles foram lá em serviço, como uma visita oficial. A demonstração de respeito deles ao João e ao trabalho dele amenizaram os sentimentos que me sobem quando vejo aquela farda.... devo lembrar que os tempos são outros.
No fim fiquei curiosa sobre o livro que ele ganhou, talvez até procure para ler.

levei apenas meu dvd do documentário dele pois o livro já estava autografado, e como..., com uma linda dedicatória e tudo....

fiquei por lá conversando com um velho conhecido de shows, o Ale, que pela conversa de hj, espero que acabe se tornando um velho amigo de shows....

Famosos não tinha muito não, pelo menos que eu tenha percebido, só vi a Sabrina (ex MTV e atual sei lá o que) a quem expliquei sobre o livro e o que achei dele.

Aliás, sobre o livro, achei que o João achou um ponto entre primeira e terceira pessoa. Falando muito sobre ele e sobre a experiência dele com a segunda guerra, a pesquisa e o interesse desde a infância, mas também dando dados objetivos e incentivando o interesse por novos conhecimentos.

Terminei o livro querendo ler pelo menos mais meia dúzia de livros citados. Chorei algumas vezes, especialmente quando ele fala do pai e quando fala do sentimento patriótico, que me comove muito desde a infância.

Ele não tenta fazer um livro histórico, daqueles chatos apenas com fatos, afinal de contas, como ele mesmo comenta, essa história não é história não, não é passado, esta aí, muito viva, muito quente ainda, muitas pessoas ainda vivas estavam lá, viveram aquilo, mesmo os que estavão no Brasil, sentiram as consequencias da guerra... e as consequências dessa guerra estão muito fortes ainda hoje em dia, mesmo que a gente não perceba.

enfim, é um livro que nos faz querer ler... tudo bem que isso não é muito difícil comigo....

acho que vale as horinhas que ele te toma...
o lançamento, valeu as tacinhas de vinho, a boa conversa e as companias... valeu também ir prestigiar um cara que merece todo o meu respeito em todos os sentidos. Espero que ele tenha ficado feliz com o prestígio... uahhaua

Bjos Ceres

3 comentários:

  1. Oiee !!! Q legal saber q foi tão bom assim !!! Interessante tbm esse lance da ROTA ! Vc tá legal ?

    bj !

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. o Lance da ROTA foi estranho.... s;o de ver o uniforme me deu mó medo... mas eles tavam lá pra falar com ele, prestigiar, foi bem loko....

    eu to bem sim, um monte de problemas, mas vendo algumas luzes no fim do tunel.... vc tinha q entrar no msn pra papear...
    agora acho q o Blog ta maduro pra eu começar a espalhar por aí...

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Bom dia pessoal!

    Eu sou responsavel pelo site www.segundaguerramundial.com.br .

    Eu participei da divulgação do livro do João Barone e estava lá na noite de autográfos na FNAC....inclusive essa pessoa de costas na foto sou EU !rs

    Aqueles folhetos brancos na mesa do Barone são do meu site.

    Abs,

    Ulysses Espuny

    ResponderExcluir